Sábado, 7 de Janeiro de 2006

"Os divorciados e a Eucaristia"

Terceira pegada
.....
É possível que se recordem que há dois meses decorreu um Sínodo dos bispos em Roma dedicado à Eucaristia.
Como é norma, o Sínodo concluiu com uma série de propositiones que entregou ao Papa para ele publicar o que bem entender.
Este Sínodo deixou 50, mas quero aqui referir a 40ª, intitulada "Os divorciados e a Eucaristia", que traz, na minha opinião, novidades muito nteressantes.
Depois de referir que "segundo a Tradição, eles (os divorciados) não podem ser admitidos à comunhão", diz a dada altura: "Se a nulidade do vínculo matrimonial não é reconhecida e se se concretizam condições objectivas que tornam a convivência irreversível, a Igreja encoraja-os a viver a sua relação segundo as exigências da lei de Deus (de Deus, não da Igeja, digo eu), transformando-a numa amizade leal e sólida; poderão, assim, aproximar-se de novo da mesa eucarístia (eufemismo para "comungar"), com as atenções previstas pela prática eclesial (trata-se então de uma questão pastoral e já não tanto doutrinal ou dogmática); mas que se evite abençoar estas relações para que entre os fiéis não surjam confusões acerca do valor do matrimónio."
E mais à frente: "O Sínodo pede igualmente aos bispos e aos párocos a coragem de agir com um sério discernimento para evitar que impulsos emotivos ou razões superficiais conduzam os nubentes a assumir uma grande responsabilidade para consigo mesmos, para com a Igreja e para com a sociedade, que não poderão depois honrar" (notável, na minha opinião, este pedido).
Agora, para consolo do Simões, tenho de fazer uma denúncia.
A Propositio 1 termina de um modo eclesiologicamente arrepiante: "Os Padres sinodais pedem humildemente ao Santo Padre que avalie a oportunidade de publicar um documento sobre o mistério insondável da Eucaristia na vida e na missão da Igreja".
Não resisto a um comentário.
Os Padres sinodais são todos bispos, que de acordo coma doutrina da colegialidade recuperada pelo Vaticano II são todos igualmente responsáveis pelo governo supremo da Igreja: o colégio episcopal (sucessores dos apóstolos), naturalmente presidido, mas não comandado pelo Papa (sucessor de Pedro).
Por isso, não entendo, porque me parece a negação desta colegialidade,as palavras:
pedem: não têm autoridade para o afirmar por si?
humildemente: não são "pares" e não é o Papa "primum inter pares"?
Santo Padre: passo!
avalie a oportunidade: não serve o Sínodo para fazer avaliação e decidir o momento oportuno?
.......
Zé Dias (07-01-2006 - 09:09:47 AM)
publicado por lamire às 03:15
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