Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SEMINTENDES

Lendo, vê Semintendes...

Lendo, vê Semintendes...

SEMINTENDES

14
Mai07

A "Ti Fofa"

lamire

Miranda do Corvo e Senhora da Piedade, centro de espiritualidade dos Semis em férias. Bem lembro: a velha automotora e depois a penosa subida com a trouxa até à Senhora da Piedade. Os arrais assentavam-se numa casa pertencente à Casa do Gaiato.

 
Lembro três episódios desses encontros de férias, em que nos Agostos de 60 por lá passávamos, calcorreando aqueles montes ou repousando-nos no seu oásis do seu vergel. Vinha-me, então, à mente aquele horacíaco verso do «O Moeliboe, Deus haec otia nobis fecit!» 


 O 1º era aquele tanque de corrente água cristalina, mas gelada, onde nos banhávamos e aprendi a nadar. O 2º era a castiça figura da mansa e branca moleirinha, com o seu burrico, subindo ou descendo do típico moinho, carregado de sacos. Chamavamos-lhe a "Ti Fofa", epíteto que não caía assim lá muito bem no goto à velhinha senhora.

Ora um dia queixou-se ela desta ousadia dos rapazes ao Pe Frade:

- «Sabe, sr Padre, os seus seminaristas chamam-me fofa e eu não gosto assim lá muito!» - «Está bem, minha senhora, eu vou avisá-los disso. Mas como é que a senhora se chama para eu lhes dizer?»

A moleirinha lá disse o nome, que já nem me lembro qual era. Mas o Pe Frade, com toda a convicção de que os semis iriam ter em conta a sua reprimenda, sossega a doce velhinha com as suas doces palavras:

- «Está bem, senhora Fofa. Fique descansada que, de hoje em diante, os rapazes nunca mais lhe vão chamar Srª Fofa!»
 Finalmente, foi este o único lugar na minha vida onde do muro que ladeia a estrada, mesmo perto da capelinha, eu consegui cair para cima de um telhado, ficando encarrapitado com os pés nos barrotes.

Coisa difícil esta de cair para cima do telhado de uma casa, não acham?

---

Fernando Neves

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2009
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2008
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2007
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2006
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2005
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D